Concurso Tela Brasil de roteiros - Idéias para sustentar o mundo

Olá, seja bem vindo!

A comissão julgadora do Concurso Faça Seu Curta Tela Brasil, composta pelos cineastas Jorge Bodanzky, Ricardo Calil e Henry Grazinoli, depois de avaliar os projetos de alto nível que foram enviados, chegou a um vencedor:

A Patrulha do Xixi no Banho

Projeto desenvolvido por Michael Alessandro Figueira Valim
Goiânia-GO

Parabéns Michael Alessandro Figueira Valim!
Seu projeto vai receber nosso prêmio e vai virar filme!

O Júri também determinou que BENEDITO, de GABRIEL DE MESQUITA FACCINI, é o projeto suplente.

O Júri e a equipe Tela Brasil parabeniza a todos os concorrentes pela qualidade dos projetos enviados. Parabéns!


PARECER DO JÚRI


No dia 3 de agosto de 2011, nos reunimos para escolher o projeto ganhador do concurso Faça Seu Curta Tela Brasil, realizado pelo Portal Tela Brasil.

Para participarem do concurso, os 42 projetos inscritos passaram por uma análise prévia de documentação e requisitos obrigatórios (segundo nosso regulamento).

Todos os projetos foram lidos por nós, jurados, individualmente, antes da reunião para a escolha do vencedor.

Como método de trabalho, decidimos que cada jurado faria uma leitura individual de todos os projetos e chegaria à reunião com dois projetos já escolhidos, para serem discutidos e avaliados em grupo.

Em virtude da qualidade dos trabalhos inscritos, no entanto, cada jurado chegou ao encontro com uma lista bem maior do que dois projetos preferidos...

Por isso, antes de dar o parecer sobre o projeto vencedor, é importante parabenizar todos os participantes do concurso pela qualidade dos trabalhos apresentados. Bons roteiros, combinados com projetos técnicos bem desenvolvidos, fizeram com que o júri preparasse uma lista extensa de possíveis ganhadores. Parabéns aos participantes!

Um projeto, no entanto, chamou a atenção de todos nós: A patrulha do xixi no banho, de Michael Valim.

Segundo nosso regulamento, tínhamos três requisitos principais para observar em nosso critério de avaliação:

a) Criatividade do roteiro e seu diálogo com o tema proposto pelo concurso.

Neste requisito, o roteiro de A patrulha do xixi no banho destacou-se dos demais por apresentar uma visão com muito humor sobre o tema “Ideias para sustentar o mundo”, elevando a questão a um grau de reflexão que vai além do politicamente correto ou do lugar comum. O roteiro, dinâmico e engraçado, dialoga com o humor nonsense ao assumir o ponto de vista da imaginação de um grupo de crianças. Dessa forma, explora a complexidade do tema de maneira leve, sem didatismo nem moralismo.

b) Coerência do roteiro e da proposta de direção.

Neste requisito, também houve destaque para o projeto A patrulha do xixi no banho. A proposta de direção é bastante audaciosa ao sugerir para o filme a criação de uma identidade visual que dialogue com o universo da imaginação infantil. Cenas que, no roteiro, parecem de difícil realização (como uma passeata de crianças, ou a invasão de policiais a uma casa) tornam-se viáveis pela criatividade da proposta de direção, que abre mão do realismo e supera dificuldades de produção.

c) Viabilidade de realização da obra.

Como apontado no requisito anterior (b), o projeto apresentou, com muita criatividade, soluções estéticas que irão viabilizar a realização do filme com o prêmio oferecido pelo concurso. Com as escolhas de direção, um roteiro que poderia exigir uma estrutura maior de produção enquadrou-se perfeitamente no orçamento do concurso.

Por essas razões e, claro, pelos aspectos subjetivos que envolvem qualquer julgamento desse tipo, o projeto A patrulha do xixi no banho foi escolhido ganhador do concurso Faça Seu Curta Tela Brasil.

O projeto Benedito, de Gabriel de Mesquita Faccini, foi escolhido como suplente no concurso. Caso haja qualquer impedimento para que A patrulha do xixi no banho seja produzido, Benedito será o projeto contemplado com o prêmio.

Benedito também se destacou pela criatividade na abordagem do tema, chamando a atenção do júri por seu roteiro poético e as belas soluções estéticas apresentadas na proposta de direção.

Parabenizamos Michael Valim e toda a equipe que trabalhou para desenvolver o projeto ganhador e desejamos sucesso na realização do filme.

E parabenizamos, mais uma vez, todos os participantes do concurso, que transformaram em belas imagens e belas narrativas o tema “Ideias para sustentar o mundo”.

Até o próximo.

Henry Grazinoli

Jorge Bodanzky

Ricardo Calil

Jurados do concurso Faça Seu Curta Tela Brasil.