Texto - Sala de Novas mídias

Saiba Mais

RECEITA PARA FAZER UM VÍDEO


Quase todo mundo tem uma câmera. Quem não tem uma câmera tem um amigo que tem. Quem não tem uma câmera, nem um amigo que tem uma câmera, tem um amigo do amigo que tem um celular que tem uma câmera.

Quase todo o mundo tem um computador. Quem não tem um computador tem um amigo que tem. Quem não tem um computador, nem um amigo que tem, tem um amigo do amigo que tem um computador. Ou tem uma lan house perto de casa.

Para fazer e exibir um vídeo, hoje em dia, é preciso ter uma câmera e um computador. Serve uma câmera de telefone celular. Serve um computador com entrada USB e acesso à Internet.

Para fazer e exibir um vídeo um pouco mais sofisticado, é preciso ter criatividade, curiosidade e vontade de aprender. Há muita informação legal na Internet sobre roteiro, direção, som... enfim, sobre a gramática da língua audiovisual.

Também há programas simples de edição de vídeo, como o Windows Movie Maker. Programas mais complexos, como o Final Cut. E programas de edição muito bons e gratuitos, como o Cinelerra.

O Youtube é o espaço consagrado para a exibição de vídeos na Internet. Ninguém paga nada pra colocar vídeo no Youtube. E ele fica exposto 24 horas por dia, para quem quiser assistir, em qualquer lugar do mundo. Existem outros espaços para postagem de vídeos na Internet. E existem festivais especializados em exibir filmes “amadores”, captados com qualquer tipo de câmera digital.

Concluindo: para fazer e exibir um vídeo, é preciso ter uma câmera, um computador e, no mínimo, um amigo. De preferência, vários amigos, que possam ajudar em todas as etapas da construção do filme: da ideia inicial à montagem.

E, na hora de exibir, é aconselhável contar com a opinião dos amigos e dos amigos dos amigos também. Afinal, fazer filmes sempre foi e sempre será uma arte essencialmente coletiva. E as novas mídias estão aí para aproximar de vez a arte das pessoas, as pessoas da arte e, principalmente, as pessoas das pessoas.


Texto: Henry Grazinoli
Consultoria de Conteúdo: Patrícia Moran e Reinaldo Pamponet