Texto - Sala de Pós produção

Saiba Mais

A LONGA JORNADA


Fazer um filme não é só escrever um roteiro, filmar, montar, exibir em cinemas e espalhar numas locadoras por aí. Além do trabalho de viabilizar uma filmagem, também existe todo o trabalho que dá finalizar um filme (dar acabamento ao que foi filmado e chegar à cópia final para exibição).

Depois do set, cada filme passa por uma verdadeira peregrinação, uma longa jornada até ficar pronto e chegar ao espectador: sair da película para o formato digital, chegar à montagem, ir à edição de som, à dublagem, à mixagem de som, aos efeitos de computação, à marcação de luz. Tudo isso custa muito dinheiro e pode durar muitos meses. Por isso, para coordenar esse processo, é necessária a presença de um profissional chamado finalizador.

O finalizador é o responsável por aproximar todos os núcleos que trabalham nas últimas etapas de construção do filme. Ele mantém a comunicação entre o montador e os profissionais do som, acompanha o filme pelos laboratórios de imagem, cuida dos efeitos visuais e da dublagem (caso seja necessária).

É importante compreender que não é o finalizador quem monta o filme, edita o som ou dubla os atores. Ele tem uma estreita ligação com a produção, pois sua função é viabilizar e coordenar tudo para que o acabamento do filme fique legal.

Vamos supor que, num determinado filme, a trilha sonora seja composta ao mesmo tempo em que o filme é montado. O finalizador faz a ponte entre montador e compositor, levando trechos do filme pra um e trechos da música para outro.

No caso de filmes captados em película, o finalizador acompanha todo o processo de revelação, supervisionando a qualidade e zelando pela manutenção do balanceamento de luzes e cores determinado pelo fotógrafo. Ele também fica atento ao som, buscando qualquer erro de volume, de música ou de fala que possa prejudicar o filme.

A tecnologia avançada, que abre um imenso leque de possibilidades de filmar e finalizar, cada vez mais fortalece a figura do finalizador, sempre em dia com as inovações e pronto para sugerir interessantes alternativas para um diretor.


Texto: Henry Grazinoli
Consultoria de conteúdo: Helena Maura