Oficinas virtuais

Road Movie

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O concurso cultural “Road Movie” nomeou os vencedores.

1º lugar
SOBRE O CINEMA PORTUGUÊS EM AMBULÂNCIA
Cristina Branco, São Paulo/SP

Com a força de seus depoimentos e a beleza de suas imagens sobrepostas, com afeto pelo tema, mas sem nostalgia, o filme consegue transmitir o que foi a experiência do cinema itinerante no interior de Portugal.

2º lugar
LIVRE, LEVE E SOLTO
Mario Sérgio Ferreira, Blumenau/ SC

Utilizando de forma sofisticada um recurso simples - a mistura de animação e cenas documentais, o filme aborda de forma poética de um tema universal: o desejo de escapar da cidade para ir de encontro à natureza.

3º lugar
LISE/AMÉLIE
Felipe Galvão, São Paulo/SP

Com um final surpreendente - em que o documental invade a ficção -, o filme consegue oferecer diversas camadas de significado para sua história de celebração do ato de viajar e da amizade feminina.

A cineasta e diretora Laís Bodanzky, o jornalista e crítico de cinema Ricardo Calil, e Marina Mattaraia, Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da CCR, compuseram o quadro de jurados.

“Os 66 filmes que participaram do concurso Road Movie apresentaram uma visão abrangente, diversificada e muitas vezes original sobre o conceito do "filme de estrada". Equipamento simples, produção caseira e atores não-profissionais não foram um impedimento - pelo contrário, quase sempre funcionaram como um estímulo - para chegar a um resultado criativo.” (Ricardo Calil)

O júri e a Equipe Tela Brasil parabenizam a todos os concorrentes pela qualidade dos projetos enviados!

Assista aqui os vídeos premiados

Regulamento



Concurso Cultural de Vídeo Amador “Road Movie”



Portal Tela Brasil, projeto da Associação Tela Brasil, com sede na Cidade de São Paulo – SP, inscrita no CNPJ sob o número 08.278.116/0001-07, com o patrocínio da CCR, torna público o Concurso Cultural de Vídeo Amador “Road Movie” dirigido a PESSOAS FÍSICAS.

1. OBJETO

1.1 O presente concurso tem por objeto a seleção e premiação de vídeos de curta metragem ficcional ou documentário.

1.2 Serão selecionados 03 (três) vídeos através do presente concurso. Os ganhadores serão contemplados com os prêmios:

1º Lugar: 01 Mac Book Pro Apple MD101BZA com Processador Intel Core i5 2,5GHz, 4GB de Memória, 500GB de HD, Tela 13,3" OS X Lion ; 01 Câmera Canon EOS 7D, Corpo, 18 Mpixel, filma em Full HD, Lcd 3,0, Bateria de Lítio e Detector de Faces com lente EF 28-135mm f/3.5- 5.6 IS.

2º lugar: 01 iPhone 4 Apple Desbloqueado, Memória Interna 8G.

3º Lugar: 01 iPhone 4 Apple Desbloqueado, Memória Interna 8G.

2. DEFINIÇÕES
2.1 Para fins deste Regulamento, fica definido que:

a)  Serão aceitas inscrições de vídeos de CURTA-METRAGEM com duração máxima de 8 (oito) minutos.

b)  OBRA INÉDITA é aquela que não tenha sido objeto de publicação ou exibição até o ato da inscrição.

c)  OBRA ORIGINAL é aquela que possui caráter próprio, autêntica, nova, não copiada nem adaptada de outra obra já existente.

d)  OBRA DE FICÇÃO é aquela que relata ou narra com intenção objetiva, mas que resulta de uma interpretação subjetiva de um acontecimento, fenômeno, fato etc. Obras que não tenham caráter jornalístico ou documental.

e)  DOCUMENTÁRIO é o gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade, mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade “tal como ela é”. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.

f)  OBRA EM CO-AUTORIA é aquela criada em comum, por dois ou mais autores.

g)  PROPONENTE/CONCORRENTE é a pessoa que propõe o projeto e declara estar de acordo com os termos e regulamentos deste concurso.

3. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO e MOTIVOS PARA INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO

3.1 Poderão participar deste concurso pessoas de nacionalidade brasileira, maiores e menores de 18 anos – no caso de menores, com a autorização dos respectivos responsáveis, residentes em todo o território nacional e que estejam de acordo com o presente regulamento.

3.2 O Concurso de Vídeo “Road Movie” aceitará apenas obras de ficção e documentário inéditas e originais.

3.3 Só poderão participar do concurso vídeos cujas imagens e áudio não se utilizem de direitos autorais alheios sem a devida autorização.

3.4 Serão desclassificadas as inscrições:

a)  Efetuadas após o término do prazo.

b)  Que apresentarem vídeos notadamente não originais ou fora dos padrões definidos nos itens 3.2, 3.3 e 5.4.

c)  De pessoas ligadas à Associação Tela Brasil, à Buriti Filmes Ltda, a CCR, seus funcionários e/ou parentes em até 3o grau em linha reta ou colateral.

4. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

4.1 A inscrição para o Concurso de Vídeo “Road Movie” é gratuita.

4.2 O período de inscrição para o Concurso é de 14/06/2013 a 31/08/2013.

4.3 Para efetuar a inscrição, o proponente deverá ler e aceitar o presente Regulamento, preencher a Ficha de Inscrição e enviar para o email concurso.roadmovie@telabr.com.br.

4.4 O vídeo a ser inscrito deverá ser obrigatoriamente enviado pelo correio ou via internet.

4.4.1 Os vídeos enviados pelo correio deverão ser gravados em DVD no formato MOV, MP4, AVI ou WMV, com resolução mínima de 320x240 pixels e máxima de 1920x1080 pixels ou DVD autorado (MPG2) e enviados para:

Associação Tela Brasil
Concurso Portal Tela Brasil Mattos Filho “Road Movie”
Al. Marechal Olimpio Mourão Filho, 87 – Vila São Francisco CEP05352-080 – São Paulo/SP

4.4.2 Os vídeos enviados via internet devem respeitar as seguintes especificações: formato MOV, MP4, AVI ou WMV, com resolução mínima de 320x240 pixels e máxima de 1920x1080 pixels; tamanho máximo do arquivo não deve ultrapassar 2 Gigabites.

Para enviar o vídeo via internet:

a) Acesse: www.wetransfer.com

b) Leia os termos e condições do serviço (para continuar é necessário “Concordar”).

c) Clique em “+ Adicionar ficheiros”.


d) Na janela que aparece, selecione seu vídeo (até 2GB) e clique em “Abrir”.


e) Clique em “E-mail do amigo” e digite o email: concurso.roadmovie@telabr.com.br

f) Clique em “O seu email” e digite seu email.


g) No campo “Mensagem”, coloque o nome do filme, sinopse, duração, nome do responsável pelo envio, telefone e ficha técnica.


h) Clique em “Transferir”.


i) Completado 100%, você receberá uma notificação por email confirmando o envio do seu arquivo.

4.5 Também faz parte do processo de inscrição “Curtir” a página do Portal no Facebook (www.facebook.com/portaltelabrasil).

4.6 Os materiais enviados para inscrição não serão devolvidos.

4.7 Não serão aceitas inscrições de pessoas jurídicas.

4.8 Será aceito apenas um vídeo por proponente.

5. PROCESSO SELETIVO

5.1 Todo o processo de avaliação será realizado por uma Comissão Julgadora composta por 03 (três) profissionais especializados na categoria contemplada no Concurso, e escolhidos a critério da Associação Tela Brasil (indicação de 2 profissionais) e da CCR (indicação de 1 profissional).

5.2 Os vídeos cuja inscrição for aceita serão encaminhados à Comissão Julgadora, que fará a avaliação de cada vídeo de acordo com os critérios descritos abaixo.

5.3 Serão selecionados e premiados 03 (três) vídeos de curta metragem.

5.4 A Comissão Julgadora efetuará a seleção dos vídeos a seu exclusivo critério de avaliação, observando os seguintes requisitos:

a) Qualidade da reflexão sobre o tema proposto

b) Criatividade do vídeo apresentado


c) Coerência do Roteiro e da Direção

5.5 As decisões da Comissão serão soberanas, não sendo passíveis de questionamento ou recursos.

6. DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

6.1 O resultado dos vídeos ganhadores do concurso serão divulgados no Portal Tela Brasil a partir de 04 / 10 / 2013.

7. PREMIAÇÃO

7.1 Os ganhadores selecionados serão contemplados com prêmios da seguinte forma: 1º Lugar: 01 Mac Book Pro Apple MD101BZA com Processador Intel Core i5 2,5GHz, 4GB de Memória, 500GB de HD, Tela 13,3" OS X Lion ; 01 Câmera Canon EOS 7D, Corpo, 18 Mpixel, filma em Full HD, Lcd 3,0, Bateria de Lítio e Detector de Faces com lente EF 28-135mm f/3.5- 5.6 IS.

2º lugar: 01 iPhone 4 Apple Desbloqueado, Memória Interna 8G.

3º Lugar: 01 iPhone 4 Apple Desbloqueado, Memória Interna 8G.

7.2 A data de entrega dos prêmios de natureza cultural deste Regulamento será de até 60 (sessenta) dias após a divulgação do resultado.

8. DOS COMPROMISSOS E OBRIGAÇÕES DOS PROPONENTES PREMIADOS

8.1 Aos Proponentes dos vídeos vencedores neste Concurso nos termos do item 1.1 deste Regulamento, serão entregues os documentos listados abaixo, para assinatura:

a) Contrato de Cessão de Direitos para Uso do Vídeo assinado por todos os autores da Obra;

b) Declaração de Autoria e Autorização para uso do Vídeo;


c) Formulário de cessão de imagem (01 por pessoa física);


d) Termos de Cessão de Imagens, com firmas reconhecidas, de todas as pessoas físicas que aparecerem no vídeo.

8.2 O Proponente deve consentir a Associação Tela Brasil de incluir como créditos no Vídeo:
a) A logomarca do Portal Tela Brasil, a logomarca da Associação Tela Brasil, a logomarca da CCR e a logomarca do Ministério da Cultura – MinC;
b) Os créditos referentes a todos os titulares de direitos de autor e/ou imagem envolvidos, nos créditos técnicos e artísticos do Vídeo;

8.3 Como condição irrevogável para o Proponente premiado receber o prêmio designado no item 7.1 deste Regulamento, o mesmo terá até 30 (trinta) dias para enviar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e a documentação assinada com firma reconhecida das letras a;b;c e d do item 8.1.

8.4 A Associação Tela Brasil terá até 30 (trinta) dias para enviar o prêmio para o vencedor a partir da data de recebimento dos documentos do item 8.2, no endereço informado pelo Proponente.

8.5 O não envio dos documentos mencionados no item 8.1. pelo Proponente ganhador no prazo estipulado pela organização do Concurso acarretará a perda do prêmio.

8.6 O Proponente vencedor se compromete a participar do evento de premiação, caso este seja realizado pela organização do Concurso.

9. DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

9.1 O Proponente firmará uma Cessão de Direitos apresentado pela Associação Tela Brasil cedendo, a título não exclusivo, os direitos para a Associação e o Patrocinador utilizar, reproduzir, distribuir, exibir, veicular, comunicar ao público e difundir o Vídeo em quaisquer formatos, mídias, meios, suportes e modalidades, com ou sem fins comerciais, inclusive no Portal Tela Brasil e através das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil ou outros projetos da Associação Tela Brasil ou por ela apoiados e através de seu patrocinador e apoiadores.

9.2 A recusa do Proponente em firmar a Cessão de direitos referido em 9.1 implicará na perda do prêmio, sem direito a recurso.

9.3 Caso o Vídeo seja produzido em co-autoria, o Proponente será o responsável por obter dos co-autores a Cessão de direitos referida em 9.1, devidamente assinada e com firma reconhecida.

9.4 O Proponente do projeto premiado autoriza, de forma gratuita, a Associação Tela Brasil , assim como o patrocinador, a utilizar suas imagens, nome e biografia, exclusivamente para a divulgação do Concurso de Vídeo “Road Movie” no Portal Tela Brasil e em outras ações de divulgação e promoção do evento.

9.5 O PROPONENTE contemplado responderá, de forma exclusiva e integral, por eventuais reclamações, questionamentos, acusações ou alegações de plágio ou violação de direitos autorais, direitos de personalidade e de propriedade industrial de titularidade de terceiros, dentre outros, inclusive pela omissão de informações, devendo manter a Associação Tela Brasil, suas associadas, co-ligadas, patrocinadoras e apoiadoras livres de quaisquer reclamações com relação aos usos do vídeo que as mesmas efetuarem em acordo com este Regulamento e com a Cessão referida em 9.1.

9.6 O PROPONENTE deverá obter Termo de Cessão de Imagens em caso de filmagem de terceiros.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 O prêmio do Concurso é intransferível e somente será entregue ao PROPONENTE.


10.2 Qualquer mudança e alteração de datas e prazos de inscrição e divulgação de resultados serão comunicados oficialmente através do Portal Tela Brasil (www.telabr.com.br).


10.3 A Associação Tela Brasil não está obrigada a divulgar, exibir e/ou veicular o vídeo premiado.


10.4 Dúvidas poderão ser encaminhadas e outras informações sobre o Concurso poderão ser obtidas pelo e-mail concurso.roadmovie@telabr.com.br

( ) Li e concordo com os termos citados no presente Regulamento